WhatsApp

Green IT


O que é Green IT e qual a sua importância no mundo atual


Vivemos em plena era digital e não se pode negar os benefícios que a tecnologia traz  à sociedade. Ela auxilia na produtividade das empresas e no desenvolvimento econômico de modo geral.


Mas você já parou para pensar como o seu uso massivo pode afetar o meio ambiente? 
Quais são os danos que o descarte inadequado dos produtos eletrônicos pode causar? 
Como reduzir tais impactos e conscientizar as pessoas sobre a utilização correta dos recursos tecnológicos?

O conceito de Green IT foi criado para ajudar a resolver essas e outras questões. 


O que é Green IT e como surgiu?

O Green IT — ou tecnologia verde — é um conjunto de práticas que devem ser adotadas pelas organizações ou indivíduos para usufruir das tecnologias de maneira mais eficiente e sem deixar resíduos na natureza.

Pois, assim como o processo de industrialização agravou a poluição no século XX, o crescimento da indústria de TI no final deste mesmo século também passou a gerar sérias consequências ao meio ambiente. 

O uso dos computadores, por exemplo, aumentou muito o consumo de energia e a emissão de CO2, que já era significativo na época.

Da mesma forma que os dispositivos móveis, que precisam ser carregados constantemente e são substituídos com frequência.  

Observando esses fatores, especialistas concluíram que era preciso tomar providências para reduzir o consumo de energia, bem como evitar que o lixo eletrônico se espalhasse ou fosse descartado de forma inadequada, causando problemas ambientais ainda maiores. 

Assim, surgiu o Green IT.


Práticas do Green IT  

As iniciativas do Green IT envolvem o desenvolvimento de novas tecnologias, a gestão dos equipamentos, a impressão de materiais e, até mesmo, o seu local de trabalho. 


Conheça algumas delas:

— Prolongar a vida útil dos equipamentos, fazendo a manutenção e limpeza periódica e a atualização só em último caso, quando houver questões de segurança;
— Optar por máquinas que tenham gerenciamento de energia (economia de bateria ou de consumo direto da fonte);
— Reduzir a impressão de documentos. Quando possível, utilizar a configuração frente e verso e preto e branco;
— Graças à tecnologia, é possível realizar reuniões com profissionais de outras localidades sem sair de casa. Aproveite essa vantagem e evite deslocamentos desnecessários;
— Trocar os dispositivos eletrônicos é bom, mas nem sempre é necessário. Por isso, antes de tomar essa decisão, avalie bem as condições deles e não seja levado pelo impulso; 
— Se realmente for necessário, busque por programas de reciclagem ou recondicionamento de peças para reutilização. Não jogue-as no lixo comum em hipótese alguma.

 

Como o Green IT pode melhorar o desempenho dos negócios 

Embora este não seja o objetivo principal do Green IT, o maior benefício para as empresas ou para o próprio usuário é a redução de gastos operacionais, como energia elétrica e substituição de equipamentos. Além disso, ele contribui para melhorar o desempenho dos sistemas, aumentando a produtividade.

Mas suas vantagens vão além disso. 

Ele também gera impactos muito positivos em termos de marketing, afinal, uma organização que leva a sério esse conceito demonstra ter responsabilidade socioambiental — o que valoriza sua marca e atrai clientes que se importam com a causa.  Ou seja, não faltam motivos para você implementar o Green IT no seu escritório ou mesmo nos equipamentos de uso doméstico.

A Infobell atua há mais de 20 anos no mercado de informática e está totalmente alinhada aos princípios da tecnologia verde. Nossa loja comercializa itens novos e também seminovos, como servidores, Storages e Switches. Dessa forma, a empresa faz a sua parte para diminuir os impactos ao meio ambiente.


É bom para você, para sua empresa e para o planeta. Conheça nossos produtos!